Pular para o conteúdo principal

Como fazer algo que as pessoas ao seu redor não apoiam?

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique sua integridade física/moral ou a de outros - nesses casos, NÃO FAÇA.

Mas se é algo como "fazer faculdade X em vez de Y", "se separar de Fulano e casar com Cicrano", "mudar para cidade A depois de anos morando em Z"...

...pese os prós e contras.
Pense no que tem a perder e no que tem a ganhar.
Se prepare para a batalha: você vai ser tema de conversa por algum tempo.

E então...

VÁ LÁ E FAÇA.
As pessoas vão falar sobre o que você fez. Que você não devia ter feito. Que elas jamais fariam aquilo e não conseguem entender porque você faria aquilo. Que havia muitas outras opções melhores. Elas vão dedicar tempo e energia para deixar absolutamente evidentes todas as razões pelas quais aquilo é um erro.

Fique firme. Às vezes, fique inacessível.

Continue fazendo.
Continue fazendo.
Continue fazendo.

Algum tempo depois, as pessoas vão aceitar o que você fez/está fazendo como um fato.
E aí elas vão acomodar aquilo que você está fazendo/fez dentro do cenário geral da vida.

Tudo vai voltar ao normal. Só que é um novo normal.
Dali a alguns anos, pode ser que admitam que foram contra.
Dali a alguns anos, você pode acabar admitindo que foi um erro mesmo.

Mas o mais provável é que aquilo acabe apenas fazendo parte da sua história (não um erro ou um acerto, mas uma parte da sua história). Aí, nas horas ruins, você vai ter a satisfação de dizer para si mesmo que, apesar de tudo, foi melhor ter feito do que não ter feito.

(hoje não tem um link de referência porque o texto foi escrito por mim mesma...nada como uma viagem para inspirar)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueça as metas: pense em temas

Sempre fui a pessoa das metas. Tenho arquivos txt de 2009 já indicando que eu queria fazer mestrado (só comecei em 2015), morar sozinha (realizado em 2013) e virar analista de banco de dados (não quero mais). Não há nada de errado com as metas. O problema é que se apegar demais a ela não traz exatamente felicidade. Talvez esteja mais próxima de trazer ansiedade. E aí o texto do Niklas Goke , inspirado por várias pessoas, sugere que em vez de pensar em metas, é mais interessante pensar em temas. P. ex: no lugar de "correr 5km", focar em "me exercitar regularmente" (ou até em algo mais amplo, como "cuidar da saúde"). Com isso, a tendência é que a gente pense no processo, não apenas a linha de chegada. A linha de chegada ("conseguir correr 5km") se torna uma consequência da ideia de se exercitar com regularidade, não o objetivo final. Pensar no processo nos ajuda a focar no presente...assim, a tendência é que a ansiedade diminua e a felicidade e...

Como lidar com algo que você não apoia

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique a integridade física/moral das pessoas - nesses casos,  PROCURE AJUDA (polícia, auxílio médico/psiquiátrico, amigos, familiares) . Mas se alguém que você ama... vai casar com alguém que você acha "nada a ver". vai se separar da pessoa que é o par perfeito pra ela. vai aceitar um emprego que é muito inferior à capacidade dela. vai largar o trabalho dos sonhos de todo mundo. vai se mudar para um país onde não conhece ninguém. vai voltar para a cidadezinha natal de 1000 habitantes. [coloque aqui o que você não apoia] então este texto é para você. First things first , pense porque você acha aquilo um absurdo. Será que isso não é fruto apenas de diferenças individuais? Para algumas pessoas o básico é comida e água, para outras é file mignon e vinho Merlot. Sim, eu sei que você tem certeza do que pensa e que está sendo lógico e racional. Mas o seu amigo também pode dizer exatamente o mesmo. E Herbert...