Pular para o conteúdo principal

Carta de apresentação - alguns links úteis


O ano mal começou e eu já posso dizer que fiz algo inédito: escrevi a minha primeira carta de apresentação.

Explico: todas as oportunidades de trabalho que tive vieram por meio de concurso ou de entrevista presencial, então nunca tive necessidade de escrever uma carta me apresentando para alguém.

E nerd que sou, fiz o que é meu hábito quando me deparo com uma tarefa nova: leio o máximo que posso a respeito, tentando identificar modelos para me inspirar e, em especial, dicas sobre o que NÃO fazer.

Abaixo tem lista do que encontrei de mais útil nessa busca:

Qual o propósito de uma carta de apresentação?
https://www.themuse.com/advice/this-is-what-it-means-to-write-a-cover-letter-for-your-resume

Visões sobre a carta ideal:
https://hbr.org/2014/02/how-to-write-a-cover-letter
https://hbr.org/2009/06/the-best-cover-letter
https://www.forbes.com/sites/dailymuse/2016/11/10/ive-read-over-300-cover-letters-and-this-is-how-i-decide-if-its-good-or-bad-within-3-minutes/#380863227876

Erros comuns:
https://www.themuse.com/advice/7-cover-letter-mistakes-entrylevel-candidates-makeand-how-to-fix-them-now

Dicas diversas: 
https://www.themuse.com/advice/how-to-write-a-cover-letter-31-tips-you-need-to-know
https://www.forbes.com/sites/sethporges/2012/08/29/6-secrets-to-writing-a-great-cover-letter/#615bf75c73d7


Exemplos:
https://www.themuse.com/advice/31-attentiongrabbing-cover-letter-examples
https://biginterview.com/blog/2014/01/cover-letter-examples.html

Se está procurando oportunidade num lugar (cidade/país) diferente do atual, como abordar na carta?
https://www.thebalancecareers.com/how-to-mention-relocation-in-a-cover-letter-2060293
https://www.macslist.org/cover-letters/4-must-dos-relocation-cover-letter
https://money.usnews.com/money/blogs/outside-voices-careers/2014/07/07/why-employers-dont-like-long-distance-job-candidates
https://www.monster.com/career-advice/article/cover-letter-sticky-situations
https://www.askamanager.org/2010/01/marital-status-in-cover-letter.html


E boa sorte para todos os que estão na jornada em busca de novos ares =) (inclusive eu..rss...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueça as metas: pense em temas

Sempre fui a pessoa das metas. Tenho arquivos txt de 2009 já indicando que eu queria fazer mestrado (só comecei em 2015), morar sozinha (realizado em 2013) e virar analista de banco de dados (não quero mais). Não há nada de errado com as metas. O problema é que se apegar demais a ela não traz exatamente felicidade. Talvez esteja mais próxima de trazer ansiedade. E aí o texto do Niklas Goke , inspirado por várias pessoas, sugere que em vez de pensar em metas, é mais interessante pensar em temas. P. ex: no lugar de "correr 5km", focar em "me exercitar regularmente" (ou até em algo mais amplo, como "cuidar da saúde"). Com isso, a tendência é que a gente pense no processo, não apenas a linha de chegada. A linha de chegada ("conseguir correr 5km") se torna uma consequência da ideia de se exercitar com regularidade, não o objetivo final. Pensar no processo nos ajuda a focar no presente...assim, a tendência é que a ansiedade diminua e a felicidade e...

Como fazer algo que as pessoas ao seu redor não apoiam?

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique sua integridade física/moral ou a de outros - nesses casos, NÃO FAÇA . Mas se é algo como "fazer faculdade X em vez de Y", "se separar de Fulano e casar com Cicrano", "mudar para cidade A depois de anos morando em Z"... ...pese os prós e contras. Pense no que tem a perder e no que tem a ganhar. Se prepare para a batalha: você vai ser tema de conversa por algum tempo. E então... VÁ LÁ E FAÇA. As pessoas vão falar sobre o que você fez. Que você não devia ter feito. Que elas jamais fariam aquilo e não conseguem entender porque você faria aquilo. Que havia muitas outras opções melhores. Elas vão dedicar tempo e energia para deixar absolutamente evidentes todas as razões pelas quais aquilo é um erro. Fique firme. Às vezes, fique inacessível. Continue fazendo. Continue fazendo. Continue fazendo. Algum tempo depois, as pessoas vão aceitar o que você fez/está fazendo como um fato....

Como lidar com algo que você não apoia

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique a integridade física/moral das pessoas - nesses casos,  PROCURE AJUDA (polícia, auxílio médico/psiquiátrico, amigos, familiares) . Mas se alguém que você ama... vai casar com alguém que você acha "nada a ver". vai se separar da pessoa que é o par perfeito pra ela. vai aceitar um emprego que é muito inferior à capacidade dela. vai largar o trabalho dos sonhos de todo mundo. vai se mudar para um país onde não conhece ninguém. vai voltar para a cidadezinha natal de 1000 habitantes. [coloque aqui o que você não apoia] então este texto é para você. First things first , pense porque você acha aquilo um absurdo. Será que isso não é fruto apenas de diferenças individuais? Para algumas pessoas o básico é comida e água, para outras é file mignon e vinho Merlot. Sim, eu sei que você tem certeza do que pensa e que está sendo lógico e racional. Mas o seu amigo também pode dizer exatamente o mesmo. E Herbert...