Pular para o conteúdo principal

Como lidar com algo que você não apoia

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique a integridade física/moral das pessoas - nesses casos, PROCURE AJUDA (polícia, auxílio médico/psiquiátrico, amigos, familiares).

Mas se alguém que você ama...

vai casar com alguém que você acha "nada a ver".
vai se separar da pessoa que é o par perfeito pra ela.
vai aceitar um emprego que é muito inferior à capacidade dela.
vai largar o trabalho dos sonhos de todo mundo.
vai se mudar para um país onde não conhece ninguém.
vai voltar para a cidadezinha natal de 1000 habitantes.
[coloque aqui o que você não apoia]

então este texto é para você.


First things first, pense porque você acha aquilo um absurdo. Será que isso não é fruto apenas de diferenças individuais? Para algumas pessoas o básico é comida e água, para outras é file mignon e vinho Merlot. Sim, eu sei que você tem certeza do que pensa e que está sendo lógico e racional. Mas o seu amigo também pode dizer exatamente o mesmo. E Herbert Simon vai dizer que os dois estão errados (hahaha).

Ouça. A pessoa está te pedindo ajuda para decidir ou quer ajuda para viabilizar a decisão que tomou? Ela está só compartilhando contigo o que já está completamente definido? Ela está feliz? Ansiosa? Preocupada? Desesperada?

Se a pessoa sente feliz e empolgada, apenas fique feliz com ela. Ponto. E se você realmente acha que tudo vai dar errado, ainda assim fique feliz, mas faça também algo útil: pense em estratégias de redução de danos e guarde-as com você até que seja necessário. Só compartilhe com ela se for possível que ela faça algo a respeito de forma preventiva. Senão, deixa quieto.

Se a pessoa se sente preocupada/ansiosa/insegura com algo, ajude-a com as dúvidas. Não condene a ideia/ação. Ajude-a a torná-la viável. Poupe o "mas isso não tinha como dar certo".

E é isso.

Ser adulto (legalmente, os maiores de 18 anos) significa nos tornar responsáveis pelas decisões que tomamos e suas consequências. As pessoas são livres. Mas quando se trata de alguém que amamos, facilmente esquecemos disto. É claro que queremos o melhor para elas. Mas, se elas são saudáveis, elas também querem o melhor para si. E estão fazendo ou pensando em fazer aquilo que achamos absurdo justamente por causa disso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueça as metas: pense em temas

Sempre fui a pessoa das metas. Tenho arquivos txt de 2009 já indicando que eu queria fazer mestrado (só comecei em 2015), morar sozinha (realizado em 2013) e virar analista de banco de dados (não quero mais). Não há nada de errado com as metas. O problema é que se apegar demais a ela não traz exatamente felicidade. Talvez esteja mais próxima de trazer ansiedade. E aí o texto do Niklas Goke , inspirado por várias pessoas, sugere que em vez de pensar em metas, é mais interessante pensar em temas. P. ex: no lugar de "correr 5km", focar em "me exercitar regularmente" (ou até em algo mais amplo, como "cuidar da saúde"). Com isso, a tendência é que a gente pense no processo, não apenas a linha de chegada. A linha de chegada ("conseguir correr 5km") se torna uma consequência da ideia de se exercitar com regularidade, não o objetivo final. Pensar no processo nos ajuda a focar no presente...assim, a tendência é que a ansiedade diminua e a felicidade e...

Como fazer algo que as pessoas ao seu redor não apoiam?

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique sua integridade física/moral ou a de outros - nesses casos, NÃO FAÇA . Mas se é algo como "fazer faculdade X em vez de Y", "se separar de Fulano e casar com Cicrano", "mudar para cidade A depois de anos morando em Z"... ...pese os prós e contras. Pense no que tem a perder e no que tem a ganhar. Se prepare para a batalha: você vai ser tema de conversa por algum tempo. E então... VÁ LÁ E FAÇA. As pessoas vão falar sobre o que você fez. Que você não devia ter feito. Que elas jamais fariam aquilo e não conseguem entender porque você faria aquilo. Que havia muitas outras opções melhores. Elas vão dedicar tempo e energia para deixar absolutamente evidentes todas as razões pelas quais aquilo é um erro. Fique firme. Às vezes, fique inacessível. Continue fazendo. Continue fazendo. Continue fazendo. Algum tempo depois, as pessoas vão aceitar o que você fez/está fazendo como um fato....