Pular para o conteúdo principal

Esqueça as metas: pense em temas

Sempre fui a pessoa das metas. Tenho arquivos txt de 2009 já indicando que eu queria fazer mestrado (só comecei em 2015), morar sozinha (realizado em 2013) e virar analista de banco de dados (não quero mais).

Não há nada de errado com as metas. O problema é que se apegar demais a ela não traz exatamente felicidade. Talvez esteja mais próxima de trazer ansiedade.

E aí o texto do Niklas Goke, inspirado por várias pessoas, sugere que em vez de pensar em metas, é mais interessante pensar em temas. P. ex: no lugar de "correr 5km", focar em "me exercitar regularmente" (ou até em algo mais amplo, como "cuidar da saúde"). Com isso, a tendência é que a gente pense no processo, não apenas a linha de chegada. A linha de chegada ("conseguir correr 5km") se torna uma consequência da ideia de se exercitar com regularidade, não o objetivo final. Pensar no processo nos ajuda a focar no presente...assim, a tendência é que a ansiedade diminua e a felicidade esteja mais perto.

Descobri esse texto quando estava planejando meus próximos passos (coisa de fim de ano). E me sentia bastante frustrada porque, entre outras coisas, a essa altura do campeonato já queria ter proporcionado para meus pais  uma vida bem mais confortável. Ao pensar em temas, no lugar de "reformar casa", "pagar viagem", "contratar plano de saúde" (o que estava me deixando angustiada ao pensar no dinheiro necessário para isso) ficou "ajudar meus pais". E aí, refletindo sobre este tema, percebi o quanto fiz isso ao longo do ano. Veio uma sensação de paz...e uma tranquilidade em relação ao futuro. É claro que continuo querendo fazer todas as coisas que mencionei. Mas a grande tarefa é ajudá-los, da forma que conseguir.

Pensar em temas permite que a gente se sinta feliz com os pequenos progressos e tira muito da pressão de conseguir algo para ontem. Porque grandes feitos (uma carreira bem-sucedida, um círculo de amigos forte, uma família unida, independência financeira, saúde na velhice, etc) são o fruto de uma sequência de pequenas ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer algo que as pessoas ao seu redor não apoiam?

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique sua integridade física/moral ou a de outros - nesses casos, NÃO FAÇA . Mas se é algo como "fazer faculdade X em vez de Y", "se separar de Fulano e casar com Cicrano", "mudar para cidade A depois de anos morando em Z"... ...pese os prós e contras. Pense no que tem a perder e no que tem a ganhar. Se prepare para a batalha: você vai ser tema de conversa por algum tempo. E então... VÁ LÁ E FAÇA. As pessoas vão falar sobre o que você fez. Que você não devia ter feito. Que elas jamais fariam aquilo e não conseguem entender porque você faria aquilo. Que havia muitas outras opções melhores. Elas vão dedicar tempo e energia para deixar absolutamente evidentes todas as razões pelas quais aquilo é um erro. Fique firme. Às vezes, fique inacessível. Continue fazendo. Continue fazendo. Continue fazendo. Algum tempo depois, as pessoas vão aceitar o que você fez/está fazendo como um fato....

Como lidar com algo que você não apoia

Não estou falando de crime, atos ilegais, nem nada que prejudique a integridade física/moral das pessoas - nesses casos,  PROCURE AJUDA (polícia, auxílio médico/psiquiátrico, amigos, familiares) . Mas se alguém que você ama... vai casar com alguém que você acha "nada a ver". vai se separar da pessoa que é o par perfeito pra ela. vai aceitar um emprego que é muito inferior à capacidade dela. vai largar o trabalho dos sonhos de todo mundo. vai se mudar para um país onde não conhece ninguém. vai voltar para a cidadezinha natal de 1000 habitantes. [coloque aqui o que você não apoia] então este texto é para você. First things first , pense porque você acha aquilo um absurdo. Será que isso não é fruto apenas de diferenças individuais? Para algumas pessoas o básico é comida e água, para outras é file mignon e vinho Merlot. Sim, eu sei que você tem certeza do que pensa e que está sendo lógico e racional. Mas o seu amigo também pode dizer exatamente o mesmo. E Herbert...